8 hábitos que parecem inofensivos, mas que prejudicam a saúde das mulheres


Se você tem hábitos alimentares saudáveis, faz exercícios na maioria dos dias da semana e não bebe ou fume, é fácil presumir que sua saúde está em boas condições. Mas há alguns hábitos comuns que prejudicam a saúde das mulheres, e você pode não estar ciente do dano que eles podem causar ao seu corpo.

Usar lentes de contato coloridas

Tudo o que você faz afeta seu bem-estar e, se alguns dos hábitos listados abaixo são parte de sua rotina, você precisa fazer algumas alterações para permanecer bem e saudável o maior tempo possível.

Você tem olhos castanhos e quer ficar com olhos azuis? Pense cuidadosamente antes de usar lentes de contato cosméticas e não corretivas apenas por diversão ou vaidade. Essas lentes geralmente são vendidas sem receita médica e, portanto, sem qualquer ajuste apropriado recomendado por um oftalmologista, de modo que seu uso pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo a cegueira.

Não dormir o suficiente

Falta de energia não é a única consequência negativa da privação do sono. A falta crônica de sono pode, na verdade, contribuir para doenças cardíacas, problemas com o metabolismo, envelhecimento precoce e desenvolvimento precoce da demência e outras condições mentais. Oito horas de sono ininterrupto – e de qualidade – todas as noites é o mínimo que você precisa para manter sua mente lúcida e seu corpo saudável.

Comer por impulso emocional

Muitas mulheres consomem chocolate, sorvete, fast food e outros alimentos que “oferecem conforto emocional” quando estão tristes ou chateadas. Esses alimentos proporcionam apenas um alívio temporário, contudo, e acabam resultando em ganho de peso e um humor ainda pior em longo prazo  se consumidos em grandes quantidades.

Tomar sol sem protetor solar

Não aplicar protetor solar antes de ir à praia ou piscina ou mesmo pegar uma corzinha em qualquer espaço pode não apenas resultar em queimaduras, mas também em um risco aumentado de melanoma. Longas horas embaixo de sol sem protetor solar também podem levar a envelhecimento da pele e rugas precoces.

Carregar bolsas pesadas

Quando você carrega uma bolsa pesada no ombro ou no braço, o peso pode fazer suas costas se inclinarem para um lado, causando problemas de postura e dores nas costas. Se é absolutamente necessário carregar algo pesado, prefira uma mochila em vez de uma bolsa de mão.

Usar salto alto o tempo todo

Sapatos de salto alto podem deixar você mais atraente e elegante, mas esse tipo de calçado não deve ser usado diariamente. O uso de salto alto com demasiada frequência pode contribuir para problemas de postura e dor nas costas, pernas e pés e ainda resultar em joanetes. Use sapatilhas ou outros sapatos confortáveis especialmente quando você for ficar de pé por muito tempo.

Não trocar o absorvente regularmente

Com uma agenda agitada, é fácil se esquecer de trocar o absorvente durante o perído menstrual, especialmente se o fluxo não for pesado. Mas isso é uma coisa que deve ser feita a cada poucas horas, caso contrário você arrisca uma infecção bacteriana.

Dormir com maquiagem

Não importa o quão cansada você estiver, remover a maquiagem antes de ir dormir é uma obrigação. Sua pele deve estar livre de maquiagem, poeira e excesso de oleosidade enquanto você dorme, de modo a prevenir a acne e outros problemas de pele.

Se não há dor ou desconforto em seus seios e regiões intimas, é fácil supor que nada está errado com seus órgãos femininos. Contudo, muitas condições que afetam os seios e o sistema reprodutivo não apresentam sintomas no início, incluindo algumas condições muito graves e o câncer. É por isso que é importante fazer exames pélvicos e mamários anuais, mesmo se você se sentir bem.



Deixe seu comentário!




x